quarta-feira, 19 de maio de 2010

Infelizmente não foi possivel relizar a viagem até maragogipinho fiz uma pesquisa na internet e estou sugerindo um site que tem um pouco da historia local e algumas fotos.

http://www.ceramicanorio.com/artepopular/maragogipinho/maragogipinho.htm


ARTE POPULAR CERÂMICANORIOwww.ceramicanorio.com
Maragogipinho-BA

O Distrito de Maragogipinho, próximo da cidade de Nazaré mais conhecida como Nazaré das Farinhas, no Estado da Bahia, tem como principal atividade econômica o trabalho com o barro. É considerado o maior centro de produção de cerâmica artesanal da Bahia e há quem afirme ser um dos maiores pólos da cerâmica artesanal da América Latina. Fica localizado há três horas de Salvador (de carro, passando pela Ilha de Itaparica, via ferry-boat), cerca de 230 Km aproximadamente.


Peças acima foram feitas por Antonio Padre.


Sua cerâmica é produzida em cerca de 100 oficinas/ateliês, todas bem rústicas, a maioria sem nenhum avanço técnico, usando antiquados métodos de fabricação: torno de oleiro movido com o pé; barro sem a qualidade adequada; queima em rudimentares fornos a lenha etc
Seus artesãos,homens e mulheres, com rudes ferramentas modelam, decoram e queimam potes, moringas, vasos, pratos, tigelas, jarros, esculturas, objetos, santos - milhares de peças todos os meses, objetos que apresentam em sua forma nítidas influências indígenas e portuguesas.


Oficinas/Ateliês em rústicas instalações.
Fornos rudimentares.


Grande parte da produção de Maragogipinho é exposta durante Feira dos Caxixis que se realiza, anualmente, durante a Semana Santa, em Nazaré das Farinhas. Esta tradição secular leva milhares de visitantes à cidade a partir de quinta-feira. Paralelamente ao evento, ocorre a encenação da Paixão de Cristo e shows musicais.
Na ocasião uma variedade enorme de peças cerâmicas são expostas em dezenas de barracas. Vendem, além de caxixis (miniaturas de peças maiores, utilitárias ou zoomorfas, originariamente destinadas a uma finalidade lúdica — jogos e brinquedos),todo o tipo de trabalho feito com barro.


Cofre, também conhecido como mealheiro, com o formato de porco e caxixis. Milhares destas peças são produzidas todos os meses na região. Um dos maiores fabricantes são o casal Mano e Jamilce. Altura do maior: 12 cm.


Deve ser salientado que a excelência dos trabalhos dos artesãos de Maragogipinho tem sido reconhecida. Recentemente exportaram um contêiner de peças para a Europa e estão concorrendo, com duas peças já selecionadas, ao Prêmio UNESCO de Artesanato para a América Latina e o Caribe-2004. A maioria dos artesãos de Maragogipinho pertence a uma Associação representativa da classe. Com a ajuda do Sebrae estão prestes a inaugurar instalações comunitárias visando melhorar a qualidade de seu barro/argila. Maromba e outros equipamentos foram comprados para a produção de suas próprias massas. Este avanço técnico objetiva melhorar a qualidade de seus produtos evitando quebras no transporte e outros inconvenientes. Com a ajuda de técnicos estão sendo feitos estudos visando melhorar a performance de seus rudimentares fornos, bem como a qualidade dos esmaltes aplicados no revestimento de peças utilitárias que produzem.

Peças utilitárias e decorativas, de variados tipos e modelos, são produzidas em Maragogipinho.

As primeiras olarias do local, situado às margens do Rio Jaguaripe, foram construídas pelos Padres Jesuítas há cerca de 300 anos. Desde então, o saber da atividade vem sendo transmitido de pais para filhos.

Na cidade há também Santeiros. Um deles é Rosalvo Santana. Pelo tel: (75) 3647-5108 aceita encomendas e despacha para todo o Brasil.


A maiorias das peças feitas em Maragogipinho são inconfundíveis face ao acabamento com Tauá - (engobe usado em decoração de peças proveniente de argila rica em óxido de ferro que dá uma coloração avermelhada às peças). Outra característica local, usada na decoração das peças, é desenhar com tabatinga (argila líquida) de cor branca muito abundante na região.




Pesquisa, texto e fotos: Renato Wandeck
Conheça Mestre Almerentino, Olaria São Gregório, em Maragogipinho-BA Clique aqui



Volta Arte Popular
Ir Página Principal:
CERÂMICANORIO www.ceramicanorio.com

Nenhum comentário: